Maracatu tem seu Asè – No Darrum dos tambores

O Diálogos em Maracatu surge como uma proposta de alimentar conversas e debates que fundamentem e aproximem nossas ações das tradições do Maracatu de Baque Virado. Para isso, buscamos cada vez mais a aproximação com aqueles que são detentores dessa cultura, e dessa forma estão em sua raíz.

A vinda dos convidados do Maracatu Nação Porto Rico – Mestre Shacon Viana e Mestra Joana D’arc, além do batuqueiro Ogã Ivanzinho, acontece exatamente na continuidade de um debate que surge no I Diálogos em Maracatu – o debate sobre o natural vínculo com o sagrado e nossas formas de nos relacionar com ele (seja como grupo ou indivíduos).

Então, o que é essa energia? O que é este vínculo, que em sua prática de raiz é um dos tripés da manifestação do Maracatu Nação?

Todo Maracatu tem seu Asè. É daí que vem a força do Maracatu, a proteção e a energia, aquilo que envolve e que também transforma qualquer um que o cruza.

No Darrum dos tambores está a pura comunicação enérgica dos Ogãs, seus tambores e a terra – os Orixás. Darrum engloba tudo: história, vida, tradição. Através dele que o tambor diz quem ele é, qual Orixá é presente. (Shacon Viana)

Através da conversa, procuramos produzir debates que nos forneçam instrumentos para diferenciar uma simples sincronia dos sons dos tambores – do universo que é o Maracatu Nação – de um grande envolvimento e movimento que acontece em comunidade, com relações familiares, de fé, de amor e entrega.

Para isso, nosso II Diálogos em Maracatu será recheado de muitas interrogações, fotos, videos, , trocas e claro, darruns, batuque. Iniciaremos mais um debate que tem, em seu leque, diversas outras possibilidades temáticas, dando continuidade e fomentando o fundamento em nossos trabalhos.

Aproveite a última semana de inscrições! Garanta sua vaga!
Ou acesse mais Informações sobre o evento!

Com muito Asè
Maracatu Itá.

(Foto de: Maria Clara Flor)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: