Aurélio Prates

Foto por Tony Takimoto

Aurélio Prates e a Princesa da Zona Urbana

Aurélio Prates, iniciou estudos em Licenciatura e Bacharelado em Dança e Movimento pela Universidade Anhembi Morumbi, e começa sua Vivência no Maracatu de Baque Virado no grupo Bloco de Pedra em 2007. No ano seguinte, integra-se a Cia. Caracaxá, grupo de Maracatu de Baque Virado, dedicando-se ao Estudo da Dança das Baianas do Maracatu.

Nos anos de 2009/10 já produzia Vivências com as Danças Populares Brasileiras com crianças e adolescentes da E.E.Profº Drº Lauro Pereira Travassos (Vila Missionária / Cidade Ademar/ São Paulo).

Dessa forma, em 2009, a Princesa da Zona Urbana da início a sua trajetória nas Artes Cênicas Brasileiras. Seu legado artístico passa pelas Tradições da Cultura Popular Brasileira, como: O Maracatu de Baque Virado & Coco, ambos Tradições da Cultura Popular Pernambucana. Do Sudeste, a Princesa da Zona Urbana brinca o Jongo, o Samba de Roda, o Barra Vento, além do seu Brincar Cênico com o Teatro de Bonecos, o espetáculo  “Assim Nasceu o Cavalo Nóia”, além das Narrativas de um Teatro Urbano Contemporâneo.

Aurélio Prates, fundador da Princesa da Zona Urbana, foi proponente por (2 anos) em 2009 e 2010 da Festa do Cavalo Nóia, junto ao Programa VAI (Valorização a Iniciativas Culturais) pela Secretaria de Cultura do Município de São Paulo.

Nos anos 2009/10, em parceria com a Festa do Cavalo Nóia, a Princesa da Zona Urbana teve sua parcela nas comemorações dos 10 anos de Festa Popular da Vila Missionária, (Festa do Cavalo Nóia), com apoio do Programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura do Município de São Paulo e E.E.Profº Drº Lauro Pereira Travassos.

Dentre os eventos realizados no ano de 2010, incluem-se:

– Ateliê de Dança, Som e Movimento / Ateliê Escola: Vivências nas Danças Populares Brasileiras, para crianças da rede Municipal de Ensino de São Paulo, pelo Instituto Eurofarma.

– Estréia do espetáculo: Assim Nasceu o Cavalo Nóia: Uma Lenda Urbana. Espetáculo de Teatro com utilização de bonecos em mamulengos. Uma parceria entre a Festa do Cavalo Nóia & A Princesa da Zona Urbana.

– Oficinas e Vivências com a Baiana Rica da Nação Estrela Brilhante de Recife, tradicional Maracatu de Baque Virado/Pernambuco, na pessoa de Maurício Soares, na Cidade de São Paulo, como também no Interior Paulista (São Carlos) e também para a Cia. Caracaxá, Grupo Bloco de Pedra e Grupo Rochedo de Ouro.

Já em 2011 a Princesa da Zona Urbana foi contemplada pelo Proac nº11/ Concurso de Apoio a Projetos de Promoção das Manifestações Culturais com Temática LGBT, no Estado de São Paulo, pela Secretaria de Estado da Cultura. Esse Proac recebido foi para a produção de um Curta-Metragem, com livre inspiração no Conto de Caio Fernando Abreu, Terça-feira Gorda.

Também no mesmo ano – 2011 – A Princesa da Zona Urbana organiza uma Vivência em Dança, com Maurício Soares, (Baiana Rica) da Nação Estrela Brilhante de Recife (Maracatu de Baque Virado) na cidade de São Paulo.

Aurélio Prates também já desfilou em Nações de Maracatu de Baque-virado (PE) por dois anos seguidos, mantendo sua pesquisa até hoje.

Veja alguns vídeos:

Um pensamento sobre “Aurélio Prates

  1. Princesa Urbana ou melhor amigo de sempre você é todo “CHEQUELEUNDÊ”,hoje amanhã
    e sempre AxÉ muito AXÈ ,Bjos no coração Verginia SP06/01/2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: