Quem somos?

Do tupi-guarani, Itá significa Pedra, Rocha, Rochedo. O Maracatu Itá tem seu embrião formado no ano de 2010, em Curitiba, na oficina de maracatu do grupo Estrela do Sul. No ano de 2011, Thiago Machado, Maria Teresa Magnabosco e Naomi Machado organizaram a Oficina de Maracatu Itá, com interesse em continuar difundindo e movimentando a cultura do Maracatu na cidade de Curitiba. Desde então, a oficina agrega a cada fim-de-semana novos membros, estes envolvidos e interessados no aprofundamento e representação do Maracatu de Baque-virado.

O Maracatu Itá já realizou diversas apresentações de ruas, caracterizadas como cortejo de maracatu, abertas ao público e também apresentações em festas, eventos, incluindo o Espetacular Festival de Bonecos do Guaíra (2011), Arraial Resistência e Arte, Arraial Casadunandu, RPCTv, SESC Pato Branco, Abertura do show da Banda Bicho de Pé, Aniversário da Sociedade Treze de Maio,  e outros.

O grupo também realiza eventos que valorizam e dão retorno à cultura original de Pernambuco, trazendo Mestres e integrantes dos Maracatus-Nação de Pernambuco para o sudeste a fim de difundir a cultura e realizar oficinas, como por exemplo a Oficina Estrela Brilhante (www.oficinamestrewalter.wordpress.com) e a Oficina Porto Rico (www.portoricoemcuritiba.wordpress.com).

Assim, nasce um novo grupo representante da cultura do Maracatu de baque-virado em Curitiba: Maracatu Itá, hoje movimentando as ruas da cidade com diversão, cultura e respeito!

Este slideshow necessita de JavaScript.


Fotos de Gregório Bruning, Pam Souza, Janaíne Santos, Ester Gehlen, Matheus Coimbra, Julio Ferreira, e Naomi Machado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: