As Nações

As Nações de Maracatu são os grupos tradicionais, muitas vezes seculares e na maioria dos casos ligados a religião de matriz africana e/ou ameríndia, como o Candomblé ou Xangô e também a Jurema Sagrada.

As Nações de Maracatu são composta por uma Corte – conjunto de personagens que desfilam ao som dos tambores – que varia de acordo com a Nação. Porém, em todas elas, são personagens comuns: Rei e Rainha, Dama(s) do Passo – que carrega(m) a(s) Calunga(s) – Porta-estandarte – que carrega o estandarte ou pavilhão.

A corte também pode conter  os casais de Duque e Duquesa, Príncipe e Princesa, Embaixador e Embaixatriz, além das Catirinas, Baianas, Vassalos e Lanceiros.

Porém, todo Maracatu também precisa da sua Ala de Batuqueiros – ou Ala de Percussão – para que todos esses personagens possam dançar ao som dos tambores. Cada Nação possui diferentes características percussivas – o que podemos chamar de diferentes baques de maracatu. Também, com relação aos cantos, cada Nação possui diferentes toadas (ou loas) que acompanham ou não a percussão. Além disso, há as toadas de domínio público, que são cantadas por diversas Nações.

Além de todo o trabalho artístico e religioso, é importante dizer que as Nações de Maracatu de Baque-Virado possuem um forte vínculo com suas respectivas comunidades, produzindo dentro delas instrumentos de sociabilização e de resistência social, sendo assim o trabalho de um Maracatu-Nação não desvinculável de uma comunidade e seus componentes.

Algumas das Nações de Maracatu em Recife

Maracatu Nação Porto Rico – Recife – PE

Nação Estrela Brilhante de Igarassú – Igarassú – PE

Nação Estrela Brilhante de Recife – Recife – PE

Nação Leão Coroado – Olinda – PE

Maracatu Nação Encanto da Alegria – Recife – PE

Nação de Maracatu Cambinda Estrela – Recife- PE

Nação do Maracatu Encanto do Pina – Recife – PE

Maracatu Nação Almirante do Forte – Recife – PE

Além das Nações Cambinda Africana, Nação Elefante, Gato Preto, Axé da Lua, Sol Nascente, Aurora Africana, Nação de Luanda, Leão da Campina, Estrela Dalva, Oxum Mirim, Linda Flor, Encanto do Dendê, Raizes de Pai Adão, Leão de Judá, Estrela de Olinda entre outras.

“No Museu”

Existem também diversas Nações que não estão mais em atividade. Na linguagem popular diz-se que elas foram para o museu, o que pode significar que seus instrumentos, indumentárias e Calungas foram recolhidos para o Museu do Carnaval, ou que simplesmente deixaram de existir.

Saiba Mais: Inventário Sonoro dos Maracatus Nação de Pernambuco

(Referência base: Maracatu.org – As Nações)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: